Como gerir as passwords
Há muita gente que usa passwords estúpidas (por exemplo «1234567»... sim, não és só tu!) ou sempre a mesma password para vários sites. Tudo porque as passwords são difíceis de memorizar.
Portanto fica aqui uma sugestão: escrever passwords, diferentes para cada site, num papel.
Oh, mas se alguém vê o papel... não consegue nada! Porque aquilo que se deve fazer é escrever apenas as passwords. Nada de sites, nem login. Mais, pode-se memorizar uma palavra que pode ser adicionada a todas as passwords no papel. Assim, existe uma componente que está no papel e uma componente que é fácil de memorizar (é sempre igual para todas), mas não está ao alcance de qualquer pessoa.
Confuso? Nada como um exemplo. A minha palavra secreta, memorizada vai ser «bananas» (não usem esta). Assim escrevo no papel uma parte das minhas passwords:
kj9rj43X4k
aS8d7dfMlfm
...
Mas na realidade, as passwords são:
Notaram as bananas no fim? Assim temos passwords grandes, difíceis de adivinhar e fáceis de memorizar. Ah, e o papel pode ir no porta-moedas... junto com o cartão multibanco. Não ponham perto do computador, não dá bom resultado.
Nota: no que toca a segurança, há que ter alguém com mais arcabouço que confirme o que dizemos. Esta dica é concordante com algumas referências no que toca à área da segurança de informação, um exemplo é o F-Secure.
Sem comentários:
Enviar um comentário