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quinta-feira, maio 28, 2009

Hoje vou colocar aqui um tutorial para se ser gestor de projecto. É baseado nas dez regras de Spark para o Gestor de Projecto.
Aqui vai:


  1. Esforce-se por parecer tremendamente importante.

  2. Tente sempre ser visto com gente importante.

  3. Fale com tom de autoridade; no entanto, exponha apenas os factos provados e óbvios.

  4. Não arranje discussões, mas, se for encostado à parede, faça uma pergunta irrelevante e recoste-se com um sorriso satisfeito enquanto o seu oponente tenta perceber o que se está a passar; depois, mude rapidamente de assunto.

  5. Escute atentamente enquanto os outros discutem o problema. Atire uma frase seca e dê cabo deles com ela.

  6. Se um subordinado lhe faz uma pergunta pertinente, olhe-o como se ele tivesse perdido o juízo. Quando ele baixar os olhos, devolva-lhe a pergunta por outras palavras.

  7. Obtenha uma missão que dê nas vistas, mas mantenha-se na sombra e fora do alcance dos holofotes.

  8. Saia sempre com passo apressado do seu gabinete: isso mantém as perguntas de subordinados e superiores a um nível mínimo.

  9. Mantenha sempre a porta do seu gabinete fechada. Isso deixa os visitantes na defensiva e dá o aspecto de que você está sempre numa reunião importante.

  10. Dê todas as ordens verbalmente. Nunca escreva que possa vir a ser arquivado num «Dossier Bomba Atómica».

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