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quarta-feira, julho 05, 2006

Como corrigir um teste de matemática com justiça

As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação.

Aqui está um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores têm de adoptar,

a bem dos tempos modernos.

Avaliação de um exercício nos tempos que correm...

(Orientado para professores que têm de mudar... e cumprir políticas da

Srª Ministra... )

QUESTÃO PROPOSTA:

6 + 7 = ?

A . EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:

6 + 7 = 18

B . ANÁLISE:

A grafia do número seis está absolutamente correcta;

O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;

O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma

adição;

Quanto ao resultado , verifica-se que o primeiro algarismo (1) está

correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O

segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito

simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!

Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.. a

sua intenção era, portanto, boa.

C . AVALIAÇÃO:

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir

que:

A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!

Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão

dispostos pela ordem precisa.

Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o

exercício, o que é perfeitamente negligenciável.

Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer

para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... -

realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer

exercício...

Em consequência, podemos atribuir-lhe um...

..."EXCELENTE"...

...e afirmar que o aluno...

..." PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!

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