O ÚNICO site que não é um blog, alojado no blogger. É assim tipo um é pá... um..., um coijo...

quinta-feira, novembro 05, 2009

Clonar máquinas virtuais com a VirtualBox

Ontem precisei de clonar umas máquinas virtuais... e agora é mais fácil!


Basta escolher a opção "File>Export Appliance" e pronto, a VirtualBox cria um ficheiro que descreve a máquina e outro que descreve o disco virtual. Depois é só usar a opção "File>Import Appliance" e o software cria uma máquina com as características (e uma cópia do disco guardado) da máquina exportada.

Para quem não sabe porque raio pode precisar de clonar uma máquina virtual... bem, eu uso para fazer um servidor linux sem ter uma máquina independente, mas podem sempre querer levar a máquina virtual numa pen (com o Windows) para usar um pc personalizado em qualquer lado. Há uma versão portátil da VirtualBox aqui. Agora com a aceleração 3D até é capaz de dar para jogar qualquer coisa...

2 comentários:

  1. Ótima dica. Tentei clonar a minha máquina vitual, porém acorreu um erro "IDE Controller... 0x80BB0001". Aparentemente tem uma falha no programa. Como minha máquina virtual esta em portugues, apenas tive que renomear o dispositivo de "Controladora IDE" para "IDE Controller" e funcionou o Export Appliance. (Michel Moy)

    ResponderEliminar
  2. voce tem que desligar a máquina primeiro e nao deixar em estado de gravação!

    ResponderEliminar

eXTReMe Tracker